quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Moda vs. Modinha (música)

  Vamos ser sincero, qual a música que verdadeiramente é moda ?

 "Fácil, extremamente fácil, pra você e eu e todo mundo canta junto" (Jota Quest)
                                   
  "Eu quero ser pra você, a lua iluminando o sol" (Paula Fernandes)


 Persisti por vários anos, cantar e automaticamente saber de quem é essa música. Isso é moda. Ouvir nas rádios e dizer, "pô nunca mais cantou essa música". 
 Não estou julgando a música exata de Paula e do Jota Quest. Estou dando exemplo de uma música que é moda e uma que modinha. 
 A música "Fácil" do Jota Quest é uma das que eu posso citar que todos conhecem. Ou pelo menos ja ouviu alguém cantar. Numa roda de amigos, e você começa a tocar (Sol, Ré, Fá e Dó). Alguém com certeza vai dizer que conhece esse toque.
 A música de Paula, é uma música bonita, tem um arranjo legal, uma letra comercial, "todos gostam". Uma mulher tocando violão, bonita, mas pera aê? Como ela surgiu ? De repente, ela lança um cd ao vivo, onde um monte de gente ta cantando as musicas dela, e ela faz sucesso ? Cade os cd's em estúdio? 
 Luan Santana é outro, nunca tinha ouvido falar nele, e ele lança um cd ao vivo, e pronto. Bombou !!!
 Todos esses cantores, são do tipo que fazem músicas até boazinhas, mas infelizmente são momentâneos. Cade Nx Zero ? Os fãs, com certeza sabem, mas e os demais que precisam de algo novo pra ouvir. O que é bom hoje, certamente amanhã não presta mais, ou simplesmente acaba. O que me dar mais raiva, é a submissão deles à mídia. Porra, faz um cd em estúdio e bota pra fuder. Faz da música muito mais do que fama e trabalho.
 Quando nosso ouvido vamos voltar a ouvir febres que nunca vão passar ? Quando vamos ouvir algo tipo: 

- "Toquem o meu coração, façam a revolução" (RPM)
- " Êê Ôô vida de gado, povo marcado, povo feliz" (Zé Ramalho)
- "Valeu apena êê, valeu apena, pescador de ilusão" (O Rappa)
- "Se não eu que vai fazer você feliz, guerra" (Charlie Brown Jr.)
- "Ôô Ana Julia... ô Ana Julia.." (Los Hermanos)
- "Te ver e não te querer, é improvável é impossível" (Skank)
- "O Carla, eu te amei, como já mais um outro alguém" (Ls Jack)

 Eu poderia citar muitas outras, mas perderia tempo e espaço. São musicas, que no minimo tem 10 anos. O que dizer sobre elas ? Estão até hoje, todos conhecem. São artistas, que daqui 10 ou 20 anos, quando mostrarmos aos nossos filhos, podemos dizer alguma coisa, alguma ideologia, música de verdade, mas esses de hoje ? Vamos dizer o que? São musicas legais, e tal, mas que passam, e o povo vai querer algo novo, pois o consumismo ta dentro de nós mesmo. Mas essas músicas antigas, que fizeram e fazem moda, elas são fodas. Ja passou 10, vão passar 20, 30, 40 anos, e todos ainda vão lembrar delas.
 Cade aquela música "Abra a janela e veja eu sou o sol"? De Ivete Sangalo? Some, como vão sumir todas essas novas, modinhas, não passam de modinhas. Assim como nas músicas, são as bandas, mas as bandas eu deixo pra uma outra postagem :D

6 comentários:

michele reis disse...

Rs, hiláaario poow... essa modiiinhas chegaam e logo depois veem outra qe derruba a anterior... e assim por diante, e a maioria dessas musicas sãao tãao enjooadas e todo canto tá tocando, e teem horas que falta paciência pra ouviiir em tudo que ée lugar, principalmente naquele locais que teem umas crianças qe ainda vãao virar adolescentes.kkkk

Michele Reýs

Israel Lima disse...

aushaushahsuahsasha... Mas a tendencia é essa, as crianças virarem adolescentes e se acostumar com novas músicas, onde todos cantam e depois de um tempo passam ... :O

Flesh Nascimento disse...

Cara curto pra caramba suas críticas ja sabia de seus pensamentos ,mas esse blog e o que realmente falta uma forma de mostrar e publicar como pensamos.
Pura verdade, parabens!

Israel Lima disse...

Obrigado pelo elogio Nascimento,em breve mais postagens nesse estilo, vou colocar.

Anônimo disse...

Gosto muito de música, e diferente das pessoas comuns não gosto do que todo mundo gosta, nem ouço o que todo mundo ouvi, o famoso popularismo musical (termo criado por mim no momento, acredito)a verdade é que realmente tudo acontece em um dia e uma semana depois ja é esquecido, e sim, ainda bem que existem músicas marcantes, com letras boas, que nos fazem refletir, acredito que essas que fazem lembrar, as outras são tão superficiais que por conta disso só vale o momento mesmo. Aprecio músicas pouco conhecidas, artistas pouco conhecidos na mídia, acredito que esses que fazem a verdadeira poesia e nos faz pensar sobre o sentimento que a música passa (:

Israel Lima disse...

Eu sou favor da modinha ,se ela vai trouxer no mínimo uns arranjos bem bolados :)
A modinha ta pra supri a necessidade momentânea de felicidade, astral e tudo mais, mas o que realmente ficam, são as músicas boas, as modas que nunca vão passar.