domingo, 14 de abril de 2013

O Alienista


 Olá galerinha colada no PAC (pensamentos adolescentes contemporâneos). Bom, eu estava preparando e ainda estou uma postagem sobre esse refrão "Vamos nos permitir", discutir sobre essa tal permissão, qual o limite que devemos nos permitir. Porém uma amiga minha chamada Gabriela Moreira me pediu uma ajudinha pra um trabalho seu do colégio. Esse trabalho era apenas fala um pouco sobre o conto "O Alienista" do grande escritor Machado de Assis. Bom, como eu amo muito esse conto eu resolvi fazer tudo por minha conta sem influencia alguma de internet, dizer tudo que eu sabia. Quando terminei, me vei me vei a ideia de postar sobre isso, eu fiz algumas alterações do trabalho dela pra esse post. mas nada que modificasse o sentido, pois é, essa postagem está mais cultural (risos). Se alguém me perguntar o que isso tem haver com o PAC, eu respondo em apenas uma palavra "Literatura". Espero que vocês gostem, e eu recomendo, é muito bom o livro e o filme. Estará disponível aqui também o filme desse conto, assistam, é pequeno, certamente você ganhará o seu dia assistindo.


 Bom, começando pelo lado teórico, O Alienista é considerado pela maioria dos estudiosos da literatura como um conto, mas outros consideram como uma novela. É um conto que abriu o começo do Realismo no Brasil.
 Basicamente conta a História de Simão Bacamarte (O alienista), um homem que após ser formado em medicina em Portugal resolve voltar a Itaguaí (cidade de origem). Lá ele instala a “Casa Verde”, onde vai cuidar de pessoas que têm problemas mentais (loucos).
 Destrinchando o conto, podemos começar com uma certa rivalidade que ele tinha com um amigo de trabalho, os dois discutiam acusando um ao outro de serem loucos, é interessante pensar que o medico (sem ser Bacamarte o outro) dizia que a loucura de Bacamarte é ser Medico, em resposta Bacamarte dizia: “Se eu sou louco por acreditar ser médico, então quando assumir que sou louco aí eu estarei curado, sendo eu louco então estou curado, se estou curado então eu sou médico”. Loucura né? auhsuahsa... Mas é bem engraçado.
 A parti dessa discussão Bacamarte começa a criar sua teoria sobre a loucura, pesquisas e mais pesquisas, ele pensava que a pessoa ser louca ela pode parecer sã, ser louco é não acreditar que é louco, ou seja, se você admitir que é louco aí você está “curado”, mas a parti do momento que você não admiti a loucura aí você está louco, louco por ser normal? Se a pessoa é louca, louca de pedra aí ela é sã ? Eram as duvidas de Bacamarte.
 Passou-se o tempo, o Alienista aprovado pela câmera a montar uma casa de reabilitação mental, que na verdade era uma espécie de casa para cobaias das suas pesquisas. Uma das primeiras pessoas a ser presa foi um Padre, é interessante vê a reação das pessoas (uma das passagens mais engraçadas do conto)
 Barbeiro: Mas ele prendeu o Padre! O senhor não pode deixar isso acontecer Presidente, afinal ele pode prender qualquer pessoa?
 Vereador: Não, só quem for louco.
 Babeiro: E quem é que diz se a pessoa é louca ou não?
 Vereador: Bacamarte.
 Barbeador: Então ele pode prender qualquer um.
 Vereador: É, pela lei sim.
 Presidente: E prender um Padre da um azar danado.
Com o passar do tempo, Bacamarte mandava prender todas as pessoas que ele achava que eram loucas, mas afinal o que é a loucura? O FILME que trás coisas diferentes do conto faz você refletir sobre várias coisas, umas delas são os esportes:
 Imagine uma luta de Boxe, duas pessoas se batendo, um juiz que conta números ao um cair no chão, o cara que caiu se levanta, começam a se bater de novo e depois se abraçam como se fossem amigos. (E eles não são loucos).
 Após 4/5 da cidade presa, inclusive a mulher dele, o presidente da câmera, o Vereador... O barbeiro resolve fazer uma revolta popular pra tirar o poder das mãos de Bacamarte gerando uma pequena guerra civil. Bacamarte só não morreu porque descobriram que a mulher dele estava grávida.
 Logo depois de várias pesquisas ele constatou.
 Bacamarte: Se eu que domino toda a capacidade intelectual e a sanidade humana e participo de uma pequena parte assim, logo eu sã sou louco por ser curado, e pra Ser curado da loucura de achar que eu sou sã eu preciso me internar.
 Bacamarte morreu meses depois de loucura.

Detalhes:
·         Na pequena guerra civil, o ex-colega dele volta pra discutir com ele a pedido do povo
·         O povo aplaudiu Bacamarte quando ele teve o projeto de criar a casa verde, queriam a morte dele depois que ele prendeu um monte de g
ente e depois aplaudiram de novo quando ele se internou (e eles não são loucos)
·         O padre foi preso porque estava contando sobre o Apocalipse
·         O presidente da câmera é o mais indeciso do mundo
·         Os pilares (Pessoas principais da Historia, que são colunas pra construção da história) são: Salomão Bacamarte, Presidente da Câmera, Vereador e o Barbeiro. Cada um com um papel fundamental pra lógica da história.
·         O fato de a história relatar coisas como um Presidente indeciso, a loucura vista pelos olhos da medicina, a volta de pessoas que estavam em outros países ou grandes cidades pra suas cidades de origem, tudo isso relata o principio do realismo.


Com isso tudo, você se considera sã ? Ou admite a Loucura ? auhsauhsahs... Até a próxima. 
 Abaixo está o vídeo que resume está obra fantástica, com os melhores atores que a Globo proporcionou. Assista e Divirta-se  


Nenhum comentário: